A BMW escolheu Portugal para apresentar à Comunicação Social mundial a sétima geração do BMW Serie 5, um modelo fundamental para a marca de Munique. É o líder de vendas no seu segmento, mas nos últimos tempos surgiram vários concorrentes de peso, como o Audi A6, o Jaguar XF e o Volvo S90, para já não falar no Mercedes Classe E. A marca bávara não podia ficar de braços cruzados e está aí a sua resposta. Chega ao mercado em Fevereiro, mas ainda é cedo para falar em preços...
CARROÇARIA. A volumetria do novo BMW Serie 5 é semelhante à do anterior modelo. O comprimento, a altura e a distância entre-eixos pouco se alteraram, embora o novo seja 36 mm mais largo do que o seu antecessor, permitindo dilatar as vias para melhorar o comportamento dinâmico. A BMW não utilizou fibra de carbono como aconteceu no Serie 7, e apostou no alumínio seja na carroçaria, seja no chassis, conseguindo reduzir o peso em cerca de 80 a 100 kg. E isso é bom para as performances, mas também para o consumo...
HABITÁCULO. No interior, qualquer cliente da BMW vai sentir-se em casa. O estilo e a imagem em pouco ou nada se alteraram face aos últimos modelos da marca. A ergonomia foi melhorada com novos comandos tácteis, mas a qualidade de construção e dos materiais faz parte do equipamento de série, apesar de todos os requintes, luxos, gadgets e mordomias terem um preço à parte, que é sempre a somar...
MOTORES. O novo BMW Serie 5 chega ao mercado em Fevereiro e vai contar com duas opções a gasolina e outras tantas diesel. No campo dos gasolina, alinham um bloco 3.0 litros de seis cilindros com 340 cv e um 2.0 litros de quatro cilindros com 252 cv. Do lado dos diesel, um 3.0 litros seis cilindros com 265 cv, e o 520d, de quatro cilindros e 2.0 litros de cilindrada, o mais interessante para o mercado nacional com 190 cv. Todos os motores contam com uma caixa automática Steptronic de 9 velocidades, excepto o 520d que pode contar com uma caixa manual de seis velocidades.
Também está disponível – em opção – o sistema de rodas direccionais traseiras, que aumenta a estabilidade em estrada e agilidade no meio do trânsito urbano.
A agilidade abre as portas ao prazer de condução de um modelo que pode ser tão dinâmico quanto a motorização o permitir.
Em face de tudo isto, não é difícil admitir que gostámos do novo BMW Serie 5, mas ainda nos falta conhecer o 520d, o modelo que será o mais importante no mercado nacional, e saber quanto é que estes modelos vão custar. Por isso temos que dar tempo ao tempo...